TRÁFEGO PAGO: O QUE É, QUAIS AS VANTAGENS E COMO UTILIZAR NO SEU PROJETO.

Imagine planejar um evento, ter todo o trabalho de pesquisa, criação da agenda, conteúdo e escolha do local para no final ninguém comparecer. É ruim até mesmo de imaginar, não é? Se você investe na criação e usabilidade de um site, loja virtual, blog e não tem tráfego, é basicamente isso que acontece, porém no ambiente virtual. De nada adianta colocar seu conteúdo no ar se ninguém o acessa. O investimento em tráfego pago pode ser um excelente aliado para empreendimentos digitais que ainda estão em fase de consolidação.

Uma estratégia de tráfego pago irá fazer com que o número de visitantes nas suas páginas aumente e, consequentemente, ajuda a tornar sua marca mais conhecida. Você sabe exatamente o que é, como funciona e quais as melhores fontes desse tipo de tráfego? Confira nesse artigo tudo sobre o assunto.

Por que fazer um plano de marketing digital?

Você pode estar se perguntando o que um plano de marketing digital tem a ver com tráfego pago, certo? A resposta é: tudo a ver!

Se você não conhece esse documento, vale a pena entender um pouco mais sobre como ele pode ajudar o seu projeto de marketing ter resultados incríveis, afinal, todo projeto começa com um bom planejamento.

Em um plano de marketing digital você irá documentar características do mercado, quem é sua persona, quais são seus objetivos, quais canais irá utilizar e como você irá mensurar resultados. Dessa forma, ficará muito mais fácil entender qual melhor caminho a seguir e, mais importante ainda, saber se seu projeto está ou não está dando certo.

É importante lembrar também que, para seu projeto ter ainda mais sucesso, você deve primeiro criar um plano de conteúdo – quais posts irá fazer e em quais redes sociais – para depois criar seu plano de mídia e selecionar quais deles serão impulsionados e quais anúncios serão criados.

Após fazer seu plano, você pode partir para, de fato, adotar uma estratégia para trazer tráfego pago para suas páginas. Vamos lá?

O que é tráfego pago?

Primeiramente, para entender o que exatamente significa tráfego pago, é preciso entender o que significa o tráfego da sua página. De forma bem simples, tráfego diz respeito a acessos no seu site, loja ou página. Hoje em dia, como os sites, páginas e até mesmo perfis em rede sociais são ferramentas poderosas para o marketing digital, é possível pagar uma certa quantia para atrair visitantes para suas páginas, ou seja, o tal tráfego pago.

Nesse caso, você investe um valor em uma determinada fonte e isso faz com que mais visitantes cheguem até sua página. Um exemplo que você com certeza já se deparou é um anúncio do Google. Nesse caso, você escolhe uma palavra chave relevante para o seu negócio e, quando pessoas pesquisarem por ela, a sua página aparece primeiro. Dê uma olhada nessa imagem:

qui, você pode notar que logo no primeiro resultado há um símbolo que identifica que este é um resultado patrocinado. Basicamente, você paga um valor para que suas páginas tenham mais relevância nos principais mecanismos de busca e redes sociais.

Tráfego pago X tráfego orgânico

O tráfego pago, então, é a única forma de atrair mais visitantes para o meu site? Claro que não! Existem diferentes formas de tráfego, como o orgânico, por exemplo.

A diferença entre o tráfego orgânico e o tráfego pago é que, basicamente, o tráfego orgânico não possui nenhum custo direto, então, os visitantes chegam até suas páginas de forma natural. Exemplo: Uma pessoa que está procurando por um sistema ead, ao realizar uma pesquisa no Google com os termos “melhor sistema ead” encontrará vários resultados e, clicando neles, se torna uma visita orgânica para aquele site. Então, é como ter publicidade gratuita para um enorme número de pessoas. Parece fácil, certo? O problema é que, com tantos resultados e tanta concorrência, aparecer na primeira página das buscas do Google não é uma tarefa simples.

Segundo dados da Moz, uma empresa especializada em marketing digital e SEO, cerca de 71% das pesquisas resultam em cliques nos links da primeira página, enquanto apenas 5% das pessoas, de fato, clicam em links das segunda e terceira página. Então, com esses dados já dá pra perceber que não é nada fácil ser visto nos grandes sites de busca, sobretudo se você trabalha com o mercado de massa, tem muita concorrência ou acabou de começar.

Por isso o tráfego pago é uma alternativa tão atraente atualmente. Dê uma olhada em algumas vantagens que ele pode trazer para seu negócio.

Quais as vantagens?

Como dissemos, ter um tráfego orgânico recorrente é excelente para seu negócio, porém, não é uma tarefa simples. Resultados orgânicos são bastante efetivos, mas uma estratégia de SEO só funciona a longo prazo (média de 2-3 meses) e exige muito estudo, planejamento e dedicação. Então, se você não possui uma grande equipe de marketing especializada em marketing de conteúdo, o tráfego pago é uma excelente alternativa.

O tráfego pago gera resultados expressivos de imediato e, acredite, você não precisa investir tanto dinheiro quanto pode imaginar. Veja só como essa estratégia funciona:

Como funciona?

Basicamente, as principais fontes de tráfego pago funcionam por dois métodos diferentes: CPC e CPM.

Em geral essas ferramentas trabalham com o termo bidding, que significa ‘lance’ – no sentido de leilão – em inglês. Isso se dá porque você pode não ser o único buscando anunciar para uma mesma palavra chave, certo? Então, as ferramentas irão analisar a relevância dos resultados e o lance dado para os anúncios e, dessa forma, irão organizar quais resultados serão mostrados primeiro.

Share :

Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp

SE INSCREVA EM NOSSO TELEGRAM

NOVIDADES, DICAS, TUDO   O QUE VOCÊ PRECISA PARA ENGAJAR SEUS CLIENTES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM

SEO -Técnicas de Busca

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que visa posicionar uma página nos primeiros resultados de mecanismos de

A Nova Onda

A velha sabedoria popular indica que a vida é cíclica, que a história se repete. Hoje, com o atual cenário